MPF recomenda abertura de concurso para 2.054 vagas no Ibama

O pedido é que o Ministério da Economia faça a análise do caso em 30 dias. Se liberado, o certame terá salários de R$ 8.547,64

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que autorize, no prazo de 30 dias, a realização de concurso público para reposição da força de trabalho do Ibama. O pedido é que sejam abertas 2.054 oportunidades de níveis médio e superior em todo o país. Os salários chegam a R$ 8.547,64.

A recomendação nº 7/2019, emitida pela 4ª Câmara de coordenação e revisão do MPF, ressalta que foi solicitado pelo Ibama, em maio de 2018, a realização de concurso público para o preenchimento de 1.888 vagas. Em seguida, foi formalizado novo pedido para o preenchimento de 2.054 oportunidades, não havendo notícia de qualquer autorização.

Assim, o MPF pede a realização do pleito com o objetivo permitir renovação contínua do quadro de pessoal dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal.

Além disso, ressalta que fiscalização da Controladoria-Geral da União, materializada no Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo n.º 69 constatou que, no período de 2012 a 2015, houve aumento de 75% na taxa de desmatamento, enquanto houve o encolhimento de 15% no quadro de fiscais ambientais.

“O risco de elevada redução no já escasso quadro de agentes ambientais federais compromete substancialmente o regular exercício da fiscalização ambiental e, por conseguinte, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”, ressalta o MPF na recomendação.

Assim, até o dia 5 de outubro, os concurseiros que aguardam a oportunidade de disputar uma vaga no Ibama devem ter novidades sobre o edital. Veja parte da recomendação:

REPRODUÇÃO

Fonte: Metrópoles

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.